24 dezembro 2010

Feliz Natal!


Créditos: Best Wishes - Cartões de Natal #2 by Ana Reis

20 dezembro 2010

Para a Eva


Filha, parece que foi ontem, mas já fazes um aninho. A história do teu nascimento é muito engraçada e um dia, quando entenderes, hei-de contar-ta.
Este foi um ano muito especial. Houve momentos muito difíceis, muito difíceis mesmo. Quase a rasar o desespero. Mas cada vez que olhava para a tua carinha, cada vez que me sorrias com esses olhos lindos, tudo ficava para trás. Nesse momento percebia que tudo valia a pena.
Sou uma sortuda, uma privilegiada por ter podido estar contigo no teu primeiro aninho de vida. Por ter podido assistir ao teu primeiro sorriso, à tua primeira traquinice. Acompanhar o teu desenvolvimento e assistir a momentos mágicos que jamais irei esquecer.
São emoções tão fortes que não se conseguem transmitir por palavras. Tu mudaste o meu mundo, viraste-o do avesso e é tão bom!
Parabéns filha! A mamã ama-te muito.

10 dezembro 2010

Lacinhos com Salmão


Quando o Vitó me falou desta receita (porque tinha comido algo do género na cantina da empresa) eu adorei a ideia, já que não sou grande fã de salmão para o comer "ao natural". Normalmente o que acontece aqui em casa é comermos o salmão grelhado, mas esta ideia de o fazer com massa, agradou-me bastante. Como este é um peixe gordo, preferi grelhar primeiro, do que cozer, e depois sim, juntar ao refogado. É uma receita simples e que se faz em 15 minutos, já que o salmão grelha bastante rápido.
Fiz ontem para o jantar e parece que ficou aprovada. Só faltou uma pitada a mais de sal...

Lacinhos com salmão (para 2 pessoas)

2 lombinhos de salmão
1 cebola
200ml de natas
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Massa de lacinhos q.b.

Grelhe o salmão até ficar douradinho. Corte a cebola aos gomos finos e leve a saltear no azeite. Quando começar a ficar transparente, junte o salmão em lascas. Deixe refogar um pouco.
Entretanto coloque a massa para cozer em água com sal e um fio de azeite, cerca de 10 minutos.
Junte as natas ao refogado, tempere com sal e pimenta e deixe apurar.
Coloque a massa numa tigela e deite por cima o molho de natas e salmão.

Por se tratar de um prato de peixe, pode ser acompanhado de um vinho branco, mas como o salmão é um peixe forte combina na perfeição com um tinto, também. Nós bebemos um Casillero del Diablo Merlot. Não é lá aquela coisa, mas soube bem...

08 dezembro 2010

Como entreter crianças


Tenho andado a pesquisar como posso entreter as crianças no aniversário da Eva. Sei que rapidamente elas se cansam de estar na sala com os adultos e pensei reservar e preparar o quarto da Eva para elas fazerem umas brincadeiras e estarem à vontade. Mas a questão é, o que fazer? Pensei em contratar um animador com pinturas faciais ou coisas do género, mas queria poupar ao máximo e não estender demasiado o orçamento já que, uns dias depois chega o Natal.
Pegando numa ideia da Dani, pensei em imprimir a bonequinha Clementina e as suas roupas para as crianças se divertirem a vesti-la. Mas há um senão.


No meio de oito meninas, há quatro meninos. O que fazer com eles? Não vão, com certeza, querer vestir e despir bonecas. Ainda se fossem reais... Hihihihihihi.
Sugestões?

02 dezembro 2010

Já cheira a Natal...

E chegou Dezembro. Do Verão até aqui foi um pulinho e em pouco mais de uma semana, estarei em Portugal com a Eva. O Vitó irá juntar-se a nós uns dias depois para, todos juntos, passarmos mais uma quadra natalícia em família.
As prendas de Natal vão ser compradas apenas em Portgual, mas já está tudo mais ou menos definido. A família pode esperar prendinhas feitas por mim (tal como aconteceu no ano passado) e espero ter tempo de fazer tudo, já que o aniversário da Eva vai entrar pelo meio. Mas quanto a isso, está tudo preparado.
Realmente a internet veio facilitar imenso as coisas. Depois de um casamento organizado à distância, consegui também resolver tudo para aniversário da Eva. O bolo, as decorações, o fatinho lindo que ela vai usar. Mas não o fiz sozinha. Tenho a agradecer (E MUITO) aos amigos e família que se disponibilizaram, de imediato, a ajudar. A todos muito obrigada!
Mas voltando ao Natal, aqui em casa as decorações estão montadas desde meados de Novembro, altura em que as lojas e ruas começaram a ser decoradas também.
Aproveitando o espírito, decidimos visitar o Tivoli (um parque de diversões) para apreciar as luzes e toda a decoração relacionada com a época. Está tudo, de facto, lindíssimo com as barraquinhas do mercado de Natal espalhadas pelo recinto, gnomos vestidos a rigor e o Pai Natal a receber miúdos e graúdos. Nessa noite experimentei, pela primeira vez, o famoso Glögg, uma bebida quente tipo sangria à qual se junta frutos secos e que é tradicionalmente bebida na época de Natal.

A Eva sempre a dormir...

Ó pra mim de Glögg na mão...

No passado domingo decidimos ir ver a aldeia do Pai Natal, ao Lyngby Storcenter, que fica aqui a 10 minutos de casa. Eu já tinha visto (uns dias antes) que estavam a terminar a decoração e lá fomos nós.
É um recinto pequeno, apenas o átrio do centro comercial, mas está giro e... eu diria diferente. É a primeira vez que vejo numa aldeia do Pai Natal, um hospital para animais, onde as criaturas estão todas envolvidas em... ligaduras. Mas não é tudo, podemos encontrar gnomos à mesa, a vender cerveja, presuntos pendurados, e até uma gnoma (existe esta palavra??) dentro de um barril de vinho... é... giro...