25 abril 2008

34 anos da Revolução dos Cravos


Hoje passa mais um ano sobre a Revolução dos Cravos e é a primeira vez que passo a data fora de Portugal. Apesar de Portugal não ter chegado ainda aos calcanhares de muitos outros países europeus (mas acreditem que estamos bem melhores do que pensamos!) é importante lembrarmos que o 25 de Abril nos trouxe a liberdade e a democracia.
Não posso nem ouvir os saudosistas dizerem "fazia aqui falta o Salazar" porque, apesar de não ter vivido na época do fascismo, sei que a ditadura não serve para endireitar um país, mas sim para quebrar os seus cidadãos aos mais baixo patamar da humilhação.
Não temos o país que queremos. É verdade! Muita coisa está ainda por fazer. É verdade! Mas não é tão bom podermos expressar a nossa opinião livremente sem sermos perseguidos? Não é tão bom podermos sair com os amigos e debater ideias, por mais contrárias que elas sejam? Não é tão bom dizermos que não estamos satisfeitos com isto ou aquilo? Não é tão bom podermos expressar o nosso descontentamento? Não é tão bom gritarmos ao mundo que estamos felizes? Isto é a liberdade amigos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Viva o 25 de Abril... Viva a Liberdade... Viva a Democracia...

Kokas disse...

Mas a verdadeira Liberdade só chegou a 25 de Novembro!