15 outubro 2009

Blog Action Day: Alterações Climáticas


Um dos grandes problemas que o nosso planeta enfrenta, actualmente, são as alterações climáticas. Inicialmente estas eram desencadeadas pela própria natureza ao longo de milhares de anos, mas recentemente estes fenómenos têm a mão humana por detrás.
Como todos já reparamos, palavras como Primavera, Verão, Outono e Inverno estão cada vez menos definidas, para dar lugar a uma panóplia de outras expressões como tufões, maremotos, terramotos e tsunamis, infelizmente, cada vez mais familiares.
Apontada como uma das grandes causas para as alterações climáticas, as emissões de gases poluentes para a atmosfera têm deixado os "Deuses loucos"! E a nós também. É por isso urgente todos intervirmos para que os nossos filhos, netos, bisnetos e por aí fora, possam usufruir de um planeta mais limpo e seguro.
Se já se pode considerar lugar comum dizer-se que já se faz isto ou aquilo para combater estes fenómenos, muitos há que ainda acham que reciclar um pacote de leite não irá fazer a menor diferença. Mas faz, e muito! É a tal história do "grão a grão enche a galinha o papo".
Pela parte que me toca, assumo que posso fazer muito mais, mas, mesmo na Grécia, onde a reciclagem ainda não é levada a sério, eu separo todas as embalagens que sejam recicláveis e lá vou eu, uma vez por semana, deitar tudo no contentor azul. A minha parte fica feita!
Tento economizar água enquanto lavo os dentes, mas confesso que me é difícil lavar loiça sem deixar a torneira a correr. Mea culpa. Prometo que vou melhorar...
As lâmpadas normais foram trocadas pelas económicas e já tenho dois sacos reutilizáveis que uso para ir ao supermercado.
Já a pensar no futuro que quero dar à Eva, decidi que vou comprar fraldas de pano - embora não descarte a ideia de uma vez por outra utilizar as descartáveis - mas se tudo correr bem, as de pano irão tornar-se presença assídua cá em casa.
O carro é que não posso dispensar (pelo menos em Portugal) mas eu e o Vitó já equacionámos a hipótese de, quando voltarmos para terras lusas, podermos vir a comprar um carro eléctrico. Colocar um painel solar em casa, foi outro dos assuntos que também já foi falado. Mas cada coisa a seu tempo.
Como vêm, não é assim tão difícil tornarmo-nos um pouco mais ecológicos. Basta cada um fazer a sua parte, por pouco que seja, para as coisas começarem a funcionar.
Ao início pode parecer um bicho de sete cabeças, mas há que ser persistente porque... "primeiro estranha-se, depois entranha-se"! É assim mesmo!
Para saber mais sobre o Blog Action Day, basta ir a www.blogactionday.org.

Sem comentários: