20 abril 2010

Quatro, já?

A Eva completa hoje quatro meses. Eu sei que é um cliché dizer que o tempo passa a correr, bla, bla, bla, mas é a mais pura verdade.
É tão engraçado ver a evolução dela, as gracinhas e as artimanhas que já consegue fazer.
A enfermeira esteve cá e disse que ela estava a óptima e a crescer bem. Já pesa 6,240kg e mede 62 cm. Desta vez não resisti e tirei fotos enquanto ela pesava a Eva.


De acordo com a enfermeira, aqui na Dinamarca os bebés começam a comer sólidos somente aos 5 meses. Até lá, leite. Mas ela disse que eu podia experimentar dar umas farinhas, e ver a reacção da Eva.
Então, para começar, posso dar farinha de milho, ou de arroz, simples (duvido que a Eva goste, quem gostaria? eheheheh...) ou juntar fruta como banana, maçã ou pêra.
O importante, segundo ela, é que se mantenha o mesmo sabor por alguns dias. Ou seja, dar a farinha com banana por 3 ou 4 dias e só depois acrescentar outra fruta, por mais uns quantos dias, para ver se há alguma reacção, como alergias, por exemplo.
A sopa deverá vir mais tarde.
Por enquanto será uma refeição de colher por dia e o resto é leite.
Hoje ela vai comer a primeira papinha. Estou ansiosa e apreensiva, mas há-de correr tudo bem. A ver vamos...

7 comentários:

Maffa disse...

Conselhos se fossem mesmo bons vendiam-se... :) mas mesmo assim arrisco deixar aqui uma opiniäo de mäe armada em experiente :)
Como nem me conheces bem podes ignorar apagar näo publicar. 4 meses é cedo para comecar a dar sólidos. Há um novo estudo que diz que quanto mais tarde se comeca com os sólidos menor a probabilidade de os bebés se tornarem adultos obesos. E fazer a papa, dar a papa, dá uma trabalheira descomunal... e uma dôr de cabeca que bem se pode evitar durante mais um mês e meio... Só leitinho é täo fácil, e pelos vistos tb melhor para eles.
Desculpa a sabichonice aguda e boa sorte!!

Victor disse...

A possibilidade de ver as Eva borrifar os pais com a papa dá-me um gozo especial.

Íris Coelho disse...

Com papa, sem papa, a Eva está linda e realmente ver que já passaram 4 meses dá que pensar, gozem, gozem muito pois já perceberam que passa depressa. Bjs a todos

Marta disse...

Maffa, todos os conselhos são bem-vindos, mas como todos os bebés que conheço começaram com a papinha aos 4 meses resolvemos arriscar...
Já agora, também seguiste a opinião da enfermeira e deste aquela papa horrorosa com farinha de milho?

Maffa disse...

Sim! comecou com farinha de milho, mas com uma colhersinha de puré de ameixas "Svesker" (dos frasquinhos) - Dizem que é bom para os intestinos.
As enfermeiras säo a favor das papas dessas feitas por nós porque näo têm tantas coisas artificais com aquelas tipo milupa ou nestlé, se fores a ver essas têm montes e montes de acucar. O meu Martin adorava a papa de milho. Mas dmorou tipo 2 meses a ele comer alguma coisa de jeito, de maneira que já estava a desesperar e a achar que ele nunca ia comer nada na vida... Nesse tempo tentei de tudo - mesmo as milupas ele näo gostava. Depois qd comecou a comer e já tinha mais de 6 meses e já podia comer gluten dava-lhe papa de aveias e sopas. Mas adicionava quase sempre um frutinha para ficar um bocadinho mais doce.

VagaMundos disse...

Então como correu a primeira papinha? Parabens à Estrela da casa :)
Beijinhos

Marta disse...

@ Vagamundos "Então como correu a primeira papinha?"
Sem comentários. A resposta no próximo post...