10 junho 2010

Dia de Portugal e a discriminação na Dinamarca

Hoje é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. É o dia em que se comemora, por todo o mundo ou existam comunidades portuguesas, o orgulho de ser português. Ou seria suposto ser assim.
Aqui na Dinamarca, o Sr. Embaixador resolveu puxar dos galões do seu tacho... oooops, posto e excluiu da recepção do 10 de Junho os cidadãos portugueses com menos de 21 anos. Diz que, dado que tem que convidar individualidades dinamarquesas e portuguesas, "havia que estabelecer um limite, dado que o espaco da residência não comporta tantas pessoas." Coitadinho, tenho muita pena da casinha dele ser pequenina (deve ter ido todo o espaço para o lago que tem no jardim!) e pensei até em oferecer a minha para ele dar a recepção... Enfim...
Os portugueses residentes aqui na Dinamarca mostraram o seu desagrado para com esta decisão do Sr. Embaixador enviando emails, tanto para a embaixada como para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, mas até este órgão meteu o cu de fora.
O Vitó publicou no blog dele, a nossa carta, à qual obtivemos uma resposta automática da Embaixada Portuguesa em Copenhaga, igual para todos os que mostraram o seu desagrado escrevendo para lá.

Portugueses juntam-se para comemorar

À parte da recepção dada pela Embaixada Portuguesa (à qual muitas famílias declinaram o convite por terem filhos pequenos) , um grupo de portugueses resolveu comemorar este dia de uma outra forma.
Inicialmente foi pensado fazermos um pic-nic em Fælledparken, mas S. Pedro pregou-nos uma partida e resolvemos rumar para o Riz Raz, um restaurante buffet onde onde nos reunimos no 25 de Abril.
Assim, a partir das cinco da tarde, cerca de três dezenas de portugueses vão juntar-se para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, um evento aberto a TODOS os portugueses, sem discriminação de idade, raça, cor, credo e por aí fora.

3 comentários:

Vida de Praia disse...

É pena que tenha de ser assim, mas enfim... lá estarei para a nossa jantarada hoje à noite. Até logo ;-)

Vitor disse...

Acho que esse festejo só deveria ser aberto a pessoas com menos de 21 anos... lol...

Íris Coelho disse...

Que maravilha, bela bofetada que vocês dão a essa cambada de gente que não serve nem para nos abanarem em tempo de 40º, ainda nos abafavam com tanto odor a incompetência. Comentei no blog do Vítor. O vosso encontro de certeza que foi 500 0000000 melhor e bem mais divertido, bjs a todos os tugas.