26 fevereiro 2009

Bodies - The Exhibition


Hoje fui ver a exposição Bodies (Corpos). Quando esteve em Lisboa, não tive oportunidade de ver e, assim que soube que estava em Atenas, decidi que desta ia ser!
Não posso dizer que não impressiona. Sim, acho que impressiona qualquer um, até porque as "peças" em exposição são verdadeiros corpos humanos, mas não choca. É uma exposição super-interessante que desvenda o corpo humano até às entranhas e nos mostra também como os órgãos se transformam com certas doenças.
Uma das coisas que mais me impressionou, foram uns pulmões de um fumador completamente negros. Ao lado, foi colocada uma caixa em acrílico para que, quem quisesse, despositar o seu maço de tabaco, cheio, de preferência. Uma forma de sensibilização que, aqui na Grécia, não me parece que funcione...
Podemos também observar um cérebro que sofreu um AVC, um pulmão com cancro, tudo sempre acompanhado dos órgãos saudáveis para comparação.
Outra das partes mais sensíveis, é a dos fetos e embriões. Como é impressionante ver um embrião de cinco semanas ou um feto (verdadeiro) de 12 ou 13 semanas ali, ao vivo! Fascinante!
Tudo é aqui exposto. Desde toda a rede do sistema nervoso, aos mais pequenos órgãos, como as papilas gustativas, até ao mais ínfimo pormenor dos sistemas reprodutores masculino e feminino. E tudo explicado devidamente.
Uma experiência única, sem dúvida.

Sem comentários: