12 julho 2009

Fraldas de Pano - Update

Cada vez que digo que vou utilizar fraldas de pano no meu bebé, parece que o mundo me cai em cima. Ou porque "isso é uma utopia", ou "numa semana deixas logo de ser ecológica", ou ainda "não vais estar para esfregar fraldas"!
Bem, o que posso dizer é que, até podem ter razão. Posso desistir ao fim da primeira semana, mas uma coisa não posso fazer: é não tentar.
De qualquer forma, quando falo em fraldas de pano, não falo necessariamente DESTAS fraldas:




Felizmente, hoje em dia existe uma grande variedade de fraldas de pano que tornam a vida dos papás muito mais fácil. Digam-me, isto parece-vos uma fralda de pano?




Pois. Mas é, efectivamente, uma fralda de pano, só que muito diferente daquelas que nós chegamos a usar. São fáceis de colocar (porque são uma peça só) e melhor ainda, são fáceis de lavar e reutilizar. Têm todo o aspecto de uma fralda descartável, só que em vez de ir para o lixo, vai para a máquina de lavar. São caras? Eu acho que não, comparando com o preço das fraldas descartáveis.
Eu fiz um cálculo por alto. Esta fralda, em específico, dá dos 4 aos 10 kilos, o que significa que dá para o primeiro ano de vida do bebé. Se comprar 15 fraldas destas gasto 225€, num ano. Se comprar descartáveis (da Dodot por exemplo) um pacote de 88 fraldas dá-me para 15 dias. Num ano vou gastar mais de 450€! Mas isto são só números. Mas se aos números juntarmos o facto das fraldas descartáveis demorarem cerca de 500 anos a degradar-se, faz-nos pensar um pouco no futuro que vamos deixar aos nossos filhos.
Um conselho que me foi dado, e que acho pertinente e acertado, é o facto de não usar as fraldas de pano logo que o bebé nasce. Além do mucónio (uma espécie de alcatrão que sai nos primeiros cocós) os pais estão a adaptar-se a uma série de novidades e rotinas. Por isso, nas primeiras semanas terei que usar descartáveis. Mas assim que passarem estes dias vou experimentar as de pano!
Se quiserem saber mais sobre estas fraldas podem ir a http://www.bebesdaterra.pt. É um site português com muita informação não só sobre fraldas, mas outros produtos igualmente interessantes... e ecológicos!

UPDATE: Descobri que uma das minhas amigas virtuais, também usa fraldas de pano na sua bebé. Se quiserem ler o relato dela, é só clicar aqui.

4 comentários:

beautywitch disse...

Eu acho uma optima ideia que vas tentar (e espero que conseguir!) usar fraldas de pano, nao so pelo factor economico mas principalmente pelo factor ambiental!Claro esta que em certas ocasioes as fraldas descartaveis vao ser mais praticas.
Nao fazia ideia que as fraldas de pano tinham evoluido tanto!Obrigada pela info (se bem que nao estou a pensar aumentar a minha prole tao cedo...mas daqui a uns 4 anitos logo se ve!),e sempre bom estar a par destas coisas!:)

Marta disse...

Sim, em algumas ocasiões é mais fácil usar as descartáveis. Haverá alturas em que vou preferir usar as essas (principalmente quando tiver que sair), mas no dia-a-dia vão ser as de pano, sem dúvida!

Mi Müller disse...

Marta...
Acho que tu deves mesmo tentar usar fraldas de pano, eu usei um pouco de cada em Henrique e gostei... A Ana Calabresi ( www.coloridavida.com/blog) conta no blog a experiência dela com fraldas de pano... muito legal!
Tua barriguinha está linda!
Parabéns!
estrelinhas coloridas...

Marcela disse...

Eu também começar usar as fraldas de pano e também me srpreendi com a praticidade delas, principalmente para usar dentro de casa. Segue uma dica de onde comprar www.biofraldas.com.br