20 novembro 2006

Todos ao teatro!


É certo que a notoriedade para a maior parte dos actores e actrizes, só chega quando o seu trabalho é apresentado em televisão. É certo que o cachet ganho nas telenovelas ou séries é bem maior do que no teatro. Mas é certo também, que para muitos destes artistas é no palco, com o público ali em frente, que se realizam profissionalmente. Noite após noite, com o texto na ponta da língua, sem lugar a enganos com o público atento a cada movimento, a cada fala, a cada respirar, é ali, no palco, que se revelam talentos, escondidos ou não, mas verdadeiros talentos.
No último sábado resolvi fazer um programa que, infelizmente, poucas vezes se proporciona. Desafiaram-me para ir ao Teatro Experimental de Cascais ver a peça “Queiroz, o mistério da estrada da vida”, que retrata a vida e obra de Eça de Queiroz. À partida o que poderia parecer uma história chata, tornou-se numa bela surpresa, com momentos hilariantes de humor, contrastados com instantes de pura emoção e dramatismo, arrebatados de um fantástico elenco. São emoções sentidas à flor da pele quer pelos actores quer pelo público, uma emoção deveras diferente de quem está no ‘plateau’ rodeado de câmaras, ou sentado no sofá em frente a um ecrã de televisão. Felizmente o teatro está a renascer, mas nunca é demais lembrar que é ali que estão os verdadeiros artistas e a verdadeira essência da representação. Por isso, todos ao teatro!

3 comentários:

Cláudia disse...

Foi de facto uma noite fantastica e é uma pena que este programa não se repita mais vezes, porque é ali que se vê o valor e o brilho de um actor. E o nosso primo esteve brilhante!!! Beijos Renato! Força

Vitor disse...

Adoro teatro e o Eca é um dos meus favoritos... não dá para ir outra vez?

Marta disse...

Claro que dá! A peça está em cena até ao próximo dia 17 de Dezembro ;-)