22 dezembro 2006

Feliz Natal


Não nego. Sempre gostei do Natal. Não tem nada a ver com prendas nem com o consumismo desmesurado, até porque nem gosto da confusão que as compras de Natal geram. A mim o Natal lembra-me a minha mãe na cozinha a fritar filhós, o cheiro da lenha das lareiras, o pedido do presente ao Menino Jesus e não a Pai Natal e quase não dormir para ver as prendas que me estavam reservadas na manhã do dia 25.
Quando se é criança esta época é vivida mais intensamente, embora já adulta, continue a gostar muito do Natal. Eu própria preparo tudo: a ementa da noite de Natal (pensada ao mais ínfimo pormenor), os doces (principalmente as rabanadas, a minha grande especialidade) e toda a decoração natalícia. Na noite de 24, o mais importante é ter quem amamos ao lado e desfrutar ao máximo depois de intensos dias de azáfama.
Gosto de uma mesa composta, sem excessos, gosto dos presentes debaixo da árvore. Gosto. Não pertenço ao grupo de demagogos que todos os anos por esta altura nos ‘brindam’ com as mais desoladoras imagens, sobretudo vindas de terras de África. Esses casos têm que ser chamados à atenção durante todo o ano.
Infelizmente não posso mudar o mundo. Infelizmente não posso proporcionar um Natal melhor a milhares de pessoas que morrem à fome todos os dias. Felizmente posso ter um Natal decente e proporcioná-lo aos que mais amo. É por isto que agradeço em todos os Natais. Pedir a paz e um mundo melhor não chega, mas de momento é a única prenda que posso dar. Feliz Natal.

4 comentários:

VIAJANTE DO MAR disse...

Martinha

Neste teu cantinho especial e bonito, desejo-te um Natal repleto de coisas boas!

beijos grandes. :)

Maloveci disse...

Aiiiiiiiiii as filhós, como eu gosto desse doce de massa e batata-doce, nham nham.
Ahhhh sabes fazer? Ingrata eu nunca provo nada.

ih ih ih ih FELIZ NATAL !!!!!!

Anónimo disse...

Jingle Bells! Jingle Bells! O teu Natal este ano comecou ainda mais cedo... confessa! Beijoca gigante e que haja montes de alegria à volta da mesa logo à noite.

Konspiry disse...

bom natal e venha dai umas rabanadas, para mim e para o snok, afinal é a especialidade ;)Ho Ho Ho Ho