17 setembro 2007

Fim-de-semana agitado

É verdade. Este fim-de-semana foi bastante agitado aqui para os lados de Atenas. As eleições legislativas de ontem, deixaram-me a cabeça em água. Tanto pela confusão que se instalou nas ruas, como pelas buzinadelas que duraram até às tantas da manhã. Caravanas, bandeiras, cânticos de vitória, enfim, igual em todo o lado.
Mas voltando atrás. Na sexta-feira, já instalada no centro da cidade, resolvi aventurar-me sozinha e fui dar uma volta pelo centro de Atenas. Tudo igual. Muita confusão (acrescida com a campanha eleitoral), muito barulho, mas isso é um mal comum a todas as grandes cidades. Desci em Syntagma Square e fui até ao parlamento ver os soldados dos pompons, os évzomes (Guarda Nacional), que têm uma fatiota e uns sapatos muito engraçados. Desci a Ermou (a rua das lojas) e dei um passeio por Monastiraki e Plaka. Com o calor a chegar, dei por terminada a visita e resolvi regressar ao hotel.
No sábado (já com o Vitó de folguinha) fomos, finalmente, à Acrópole. Começamos por baixo, com a visita ao Templo de Zeus e preparamo-nos para a grande subida até à Acrópole. É, de facto, uma emoção enorme e única poder ver, de perto, algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon (que infelizmente, de momento, se encontra em trabalhos de recuperação). A vista sobre a cidade é soberba e foi lá que tomei noção, do quão gigantesca é Atenas.
Com a fomeca a apertar resolvemos abandonar a Acrópole e ir comer umas belas saladinhas típicas, para depois terminarmos a jornada arqueológica, com uma visita à Ágora Antiga.
Aqui ficam as fotos dos dois dias. Inté.




Atenas Acrópole




Atenas Centro

Sem comentários: