02 julho 2009

Portugal vai ter banco público de células estaminais


Nas minhas pesquisas sobre a criopreservação das células estaminais, descobri que Portugal vai ter um banco público, muito em breve.
A ministra Ana Jorge disse à comunicação social (há uns dias atrás) que o banco irá ficar instalado no "Centro de Histocompatibilidade do Norte, começando a funcionar nas próximas semanas".
Se o banco português seguir as regras dos outros países europeus onde existem bancos públicos de células estaminais, então o que deve acontecer é que este banco funcione com doações de casais que doam o sangue do cordão umbilical dos seus filhos. Ao contrário do privado, estas células poderão ser utilizadas por quem necessitar delas e não só pelo seu doador, de forma grátis.
De acordo com o geneticista José Belo, em declarações ao Diário de Coimbra, é mais fácil utilizar as células do cordão umbilical por serem menos diferenciadas do que as células estaminais da medula óssea, que são já adultas.
Hoje, apenas empresas privadas fazem este trabalho e a criopreservação de células estaminais pode ir de mil a dois mil euros. Mas com um banco público, este cenário poderá mudar...
Uma boa notícia para os papás portugueses...

O Diário de Coimbra tem um artigo muito interessante sobre este assunto aqui.

3 comentários:

Lifestyle Class disse...

Que boa notícia !!!
O brasil tem um bem legal, mas não consegui usar porque eles não atendem em clínica particular... então acabei contratando um serviço particular mesmo !
Que bom que seu bebezinho está crescendo bem ! A anemia é super comum, pode ficar traquila... só tomar suplemento e td fica ok !
Beijos

Anónimo disse...

Solicito autorização para usar esta vossa foto no meu site. Agradeço a vossa resposta
http://loja.giftshop.com.pt/Seja-dadora-Salve-Vidas-1

Obrigada

Marta disse...

Esta foto não é minha. Retirei da net, mas sinceramente não lhe sei dizer de onde...